segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entrevista Quality Music Web Radio

Vanderley Carvalho Rocha é de Volta Redonda, já editou diversos fanzines, trabalhou em rádios FM com programas de rock e metal e agora mantém a Quality Music Web Radio - http://qualitymusicwebradio.blogspot.com/ - http://www.facebook.com/QualityMusicWebRadio, criada para divulgar música de bandas com um trabalho sério e que realmente mereçam um espaço na mídia. Apaixonado pelo som e pelo que é novo, ele respondeu algumas perguntinhas sobre esse projeto e a cena local do metal independente.




Como surgiu a idéia de montar a Web Radio?
Já realizei programas de heavy metal em rádios FM, fui convidado há pouco tempo para fazer parte de uma web radio. Com o fim dela, surgiu a possibilidade e vontade de criar uma outra web radio, com músicas de qualidade como costumamos chamar, ou seja, bandas que trabalham seriamente e mereçam espaço, visto que também já editei fanzines por longos anos. Foi fácil estruturar a radio, o importante é ter determinação e a mente aberta. De posse dessa idéia e determinação, foi criada a parceria entre eu (Vanderley) e o meu amigo John Paul, que também fez parte de uma rádio FM e uma web radio (ambas extintas e onde estivemos juntos com programas).

Scatha - Rio de Janeiro, uma das bandas que está na programação da rádio.

Como ela funciona? A programação, seleção de músicas... De onde elas vêm?
A Quality Music capta material das bandas nacionais principalmente, para fortalecer a divulgação e conhecimento da cena heavy nacional, mostrar aos bangers novos trabalhos, assim como a qualidade da cena metálica nacional. É preciso mostrar a quem curte heavy metal, que é vital apreciar o novo, visto que muito em breve, muitos dos chamados "dinossauros do rock/heavy" já estarão extintos.
A programação procura mostrar as novidades sem esquecer do que é clássico no heavy metal. Há sempre uma inclusão de músicas ainda não conhecidas pelo grande público, assim como são realizados especiais dando destaque ao que julgar-se necessário. A programação normal acontece por 24 horas, com programas mais especificos ao vivo. Uma meta da radio é tentar diferenciar músicas, mostrar os chamados rótulos do heavy metal, procurando dar a quem ouvir a rádio a possibilidade de determinar seu caminho, seu gosto musical democraticamente.
As músicas vêm através do contato com bandas, normalmente material indicado por elas próprias. E também vem da aquisição dos CDs, EPs, Demos dessas mesmas bandas, visto que julgo muito importante apoiá-las de fato. A radio inclui as músicas em sua programação diária imediatamente e procura divulgar as páginas das bandas, para que o ouvinte possa por ele mesmo conhecer um pouco mais do trabalho que lhe chamar a atenção.

Stodgy - Barra do Piraí, também na programação da rádio.

Durante todo o tempo que escutei a radio, não ouvi propagandas. Como se torna possível sua manutenção?
Após estruturar o funcionamento da rádio (o local, a captação de material e divulgação,..), buscamos essas parcerias para aprimorar os recursos de funcionamento. Uma rádio que capte recursos pode ajudar melhor as bandas envolvidas, assim como oferecer mais aos ouvintes. Começamos algumas delas, como essa com o Blog Rio de Metal - http://riodemetal.blogspot.com.br/ e a Sunset Metal Press - http://sunsetmetalpress.com/. Comercialmente falando, a rádio agora vai em busca de propagandas de entidades ligadas ao tipo de som que nos envolvemos. Essa busca não foi feita antes por mantermos essa paixão pelo que fazemos. A captação de recursos hoje vem apenas da venda das camisas da rádio.

Brave - Itú, SP - também tem suas músicas na QMWR.

Como você tem percebido o movimento do cenário de musica independente, nos dias atuais? Fale sobre o impacto disso na programação da radio.
Uma outra parceria da rádio se dá com alguns produtores, onde a rádio entra com sua divulgação, com seu apoio total aos seus eventos, tentando favorecer assim as bandas, ao público e aos produtores que enfrentam as diversas dificuldades para sua realização. Com essa união, foi possível notar a cena independente se movimentando de uma forma séria, apaixonada e querendo levar ao público algo melhor, mais profissional. Muitas bandas ao procurarem a rádio, falam dessa disposição (e necessidade) de se apresentarem ao vivo em outros estados.
E o público tem se surpreendido com as novas bandas nacionais, elas estão chamando a atenção de quem escuta. Muitos ficam surpresos (e não entendo o porque), quando se diz que é uma banda nacional que acabou de tocar. Elas estão de fato tomando o gosto e apoio do público, mas necessita também da sua presença em eventos, da aquisição de seus CDs, EPs, Demos...

Innocence Lost - Rio de Janeiro, na Quality Music Web Radio.

E shows? Como você percebe a movimentação das bandas na sua região? De que forma isso influencia a rádio?
Em relação aos shows, tem acontecido mais, ao meu ver. Os produtores têm apresentado novidades, incluindo atrativos que aumentem o público. Infelizmente ainda há muita pilantragem e amadorismo na organização dos shows. Sugiro que as bandas ajam de forma mais profissional quando contactadas para tocarem.
Independente disso, os shows estão aí e vejo a participação de quem apóia como algo vital para eles se perpetuarem e melhorarem. Os maiores problemas que são espaço e estrutura (som, divulgação, aparelhagem...) têm sido alvo de melhora. As bandas dão o melhor de si e pela qualidade, têm agradado, levando assim mais pessoas a comparecerem.
Certamente isso ainda é pouco, precisamos de mais espaços, de mais divulgação e da presença ainda maior do público. Mas quem participa, está se envolvendo e muito. A rádio além da divulgação dos eventos antes e depois, procura ir aos shows e carregar seus ouvintes, para que o conheçam ao vivo as novas bandas e fortalecimento delas seja real.

Unmasked Brains - Rio de Janeiro, também na programação da rádio.

Gostaria de deixar uma mensagem final?
A mensagem final que a rádio Quality Music deixa é que não há espaço para radicalismo ou divisões num movimento que é pura paixão. Há espaço para todos e a Quality Music se dispõe a levá-los ao conhecimento de um público maior. Apoiar a cena metálica nacional é dar continuidade ao nosso movimento de forma intensa, gerar mais CDs, shows e assim, continuarmos a bater cabeça. Obrigado ao blog Rio de Metal pelo espaço e oportunidade dada a Quality Music Web Radio.


4 comentários:

  1. É com prazer que eu vejo essa entrevista, pois admiro o trabalho do Blog e sua idealizadora. O Metal precisa mesmo de pessoas como você, que capta a informação com qualidade e disponibiliza a quem deseja conhecimento preciso. \m/

    ResponderExcluir
  2. QMWR, obrigada pelo elogio e pela participação. Tamo junto! \,/ \,,/

    ResponderExcluir
  3. Eu faço entrevistas para a Quality Music Web Radio, mas confesso que responder a uma entrevista é bem legal, curti muito. \,,/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...