sexta-feira, 23 de março de 2012

Matéria colaborativa - Registro e edição de vídeos para bandas parte 1

Reinaldo Leal, guitarrista e vocalista da banda Unmasked Brains, faz a edição de todos os vídeos de sua banda. Quem o conhece, sabe o esmero com que os prepara. Vira e mexe, compartilha alguns de seus macetes com amigos: como registrar shows, gravar clipes, editar músicas e diversas outras coisas. Quantos aí do underground carioca já não perguntaram alguma coisinha pra ele? ;-)
Desta vez, ele reuniu algumas dessas dicas e enviou aqui pro Rio de Metal, nesse post muito útil. Confiram a primeira parte, que fala sobre o registro!



Família reunida em torno do rádio. Imagem daqui.
Como em todas gerações, a minha também acompanhou de perto avanços tecnológicos que trouxeram no mínimo certas facilidades à atividades que hoje nem nos damos conta de sua dificuldade anterior.

Em épocas passadas, como por exemplo na chamada Era do Rádio, foi o tempo em que
famílias passaram a se reunir, maravilhadas, para assistir a programas exibidos por aquela
caixa de televídeo, transmitidos em preto e branco, representando o grande avanço
tecnológico relacionado à multimídia.

Já durante minha adolescência e na vida  adulta, descobri como muitos jovens o gosto pela música, mais precisamente do Metal e seus variantes, e como não poderia deixar de ser, fui aprender um instrumento e ter uma banda (Unmasked Brains), que aliás posso dizer que tenho até hoje, com os mesmos amigos, todos da mesma geração.

Com o retorno das nossas atividades, é impossível não comparar o salto tecnológico da época para o que se tem disponível atualmente. Não precisamos ir muito longe: basta lembrar que na época, 20 anos atrás, não existia telefone celular, quiçá internet.

Especificamente falando, podemos abordar, então, inúmeras novidades atuais que, como disse anteriormente, trouxeram muitas facilidades para o músico independente, seja na divulgação, na gravação/produção de seu trabalho, e, chegando ao ponto específico desse post, de tudo relacionado a registro em VIDEO de suas atividades.

Começando pelo equipamento, foi-se o tempo em que as filmadoras eram trombolhos caros e sem opções de edição digital. Hoje em dia, até com câmeras fotográficas ou smartphones consegue-se fazer registros em vídeo de seu trabalho, seja para produção de clipes, ou mesmo conteúdo ao vivo da banda.

Equipamentos compactos
mas com alta resolução! Hoje
em dia, não é difícil encotrar...
Na fase de registro, são vários equipamentos disponíveis. A preços mais acessíveis, pode-se encontrar boas câmeras filmadoras com qualidade Full HD, o que não é um excesso, tendo em vista que a principal ferramenta de divulgação (Youtube) permite upload de vídeos em tal resolução. Dê preferência para equipamentos que utilizem um disco rígido interno (HD) para o armazenamento de imagens, pois assim se economiza as mídias. Algumas câmeras fotográficas também filmam em alta resolução (a partir de 720p), podendo ser uma alternativa. A banda Hicsos, no seu clipe “Face to Face”, utilizou uma câmera fotográfica para a produção, e o resultado é bem satisfatório para a divulgação. Ao procurar estes equipamentos, pesquise bastante as características, tais como gravação em baixa luminosidade, disponibilidade de ajustes manuais (principalmente foco e exposição), dentre outras.

Acredite, cansa (e balança) menos usando o tripé.

Nesta fase, também são imprescindíveis certos acessórios que conferirão um toque mais apurado nos registros. São Eles: tripé, para estabilidade e simulação de steadycam (já falo sobre isso) e lentes do tipo wideangle, que permitirão uma maior amplitude na área de captura da câmera, digamos assim. E outro, ainda mais fundamental: iluminação. Invista em um equipamento de iluminação, geralmente um tripé e um refletor para lâmpadas de 1000w, de preferência com interruptor que permita o controle da luminosidade (dimmer, ou então interruptor de dois estágios). A luz, no momento do registro, é fundamental para que o resultado seja bem apresentado, pois a edição posterior te permitirá fazer mágicas! Acredite, a luz, se não for o mais importante, é pelo menos um dos principais fatores para o resultado satisfatório.

Dica: quando for filmar algo com a câmera em movimento, não segure sua câmera pela alça, como o turista faz. A posição do braço cansa, e a tremedeira fica incontrolável. Faça o seguinte: monte a câmera no tripé, descubra o centro de gravidade do conjunto e, para filmar, segure nesse ponto. Depois volte para contar ... Pesquise no Youtube por “using tripod as steadycam".


Sobre o Unmasked Brains:
Bandas, que tal compartilharem algumas dicas? Mande seu material e links para riodemetal@gmail.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...