domingo, 25 de março de 2012

Matéria colaborativa - Registro e edição de vídeos parte 2

Reinaldo Leal, guitarrista e vocalista da banda Unmasked Brains, faz a edição de todos os vídeos de sua banda. Quem o conhece, sabe o esmero com que os prepara. Vira e mexe, compartilha alguns de seus macetes com amigos: como registrar shows, gravar clipes, editar músicas e diversas outras coisas. Quantos aí do underground carioca já não perguntaram alguma coisinha pra ele? ;-)
Desta vez, ele reuniu algumas dessas dicas e enviou aqui pro Rio de Metal, nesse post muito útil. Confiram a segunda parte, que fala sobre a edição!



Após o registro, vem o momento de se capturar, transmitir os dados dos equipamentos para seu computador. Dependendo do que você utilizou, a interface de comunicação será através de cabo USB (câmeras HDD), Firewire (MIniDv), MiniDVD, ou mesmo placas de captura analógicas. Salve tudo organizadamente em seu computador. Se possível, tenha um HD, independente daquele que esteja instalado o sistema operacional, exclusivo para o armazenamento das imagens.
Já na fase de edição, são diversos os softwares disponíveis para a edição. A linha da Adobe, que integra vários softwares dedicados à edição digital, é uma das preferidas, pois eles se comunicam, facilitando a utilização das diversas ferramentas (Premiere Pro, After Effects, Photoshop, etc). O problema é que, quem não está acostumado com a interface Adobe pode se confundir um pouco.

Interface do Sony Vegas. Edição de um dos vídeos do show da banda Unmasked Brains em Rio Bonito - RJ

A Sony possui o Vegas, que tem uma interface mais fácil e permite praticamente o mesmo resultado de seu similar da Adobe (Premiere Pro). Registre-se que tais programas são dedicados à composição de imagens, podendo-se até adicionar alguns efeitos de ajustes, mas para efeitos, o eleito é o Adobe After Effects. Pesquise no www.creativecow.net e veja a mágica.
Dica: Da mesma forma que como na fase de registro a luz é fundamental, na fase de edição também é importantíssimo que o vídeo esteja sincronizado com o áudio. Não adianta fazer aquela filmagem se, no momento em que o vídeo seja exibido, o que se está vendo não “case” com o que se ouve. Dá ruim...
Finalmente, procure sempre filmar o conteúdo ao vivo com mais de uma câmera, pois lhe trará um dinamismo excelente, o resultado fica muito mais agradável de assistir. Fuja das transições espalhafatosas (transição é a passagem de uma imagem para outra, lembre-se daquele vídeo de 15 anos que tua prima te perturbou para ver, ou do vídeo de casamento de algumamigo, quando muda a imagem, geralmente tem um efeito de “página dobrando” ou de uma magiquinha acontecendo. Isso não combina com vídeos musicais.) Navegue pelo Youtube para ver as idéias, sem precisar copiar, mas sim adaptar, improvisar! Veja os vídeos do Statik Majik, Unearthly, Diva, Woslom, Red Front, Maua, e em breve do Unmasked Brains hehehe.

Dica final: Não deixe de registrar nada, nenhum show, programe registrar alguns ensaios, bastidores, etc. Isso será o filme da sua vida, certamente um dos melhores momentos em que você passou! E poucos têm o privilégio de ter essa lembrança!
Abraços, espero que tenha sido útil!


Sobre o Unmasked Brains:
Bandas, que tal compartilharem algumas dicas? Mande seu material e links para riodemetal@gmail.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...