quinta-feira, 12 de julho de 2012

Metal e superação - um caso pessoal e duas histórias pra contar...

Foram três meses desde a última postagem, em 13/04. Na ocasião, ainda estava me recuperando da primeira peça que a vida me pregou no início deste ano particularmente difícil.
No dia 1º de maio fui surpreendida com a maior infecção que já tive: um cortezinho idiota na ponta do dedo médio da minha mão direita me fez parar no hospital por quase 20 dias. Tomei antibióticos e analgésicos fortíssimos, todos venosos. O ápice foi a necessidade da amputação de todo o terceiro raio da mão.
Se fiquei triste? Claro! Quem gosta de perder um pedaço do corpo? Ainda mais sendo vaidosa como eu. E se quer saber, ainda dói no corpo e na alma. Tenho um longo caminho de recuperação pra trilhar, com sessões de fisioterapia a perder de vista. Mas ainda bem que eu posso fazer isso, pois o bom mesmo é estar viva e fazer o que gosta.

Há 2 meses atrás, recém saída do hospital: hematomas,
olheiras e metal!

Exemplos pra eu seguir é que não me faltam. Só pra mencionar dois exemplos do metal, selecionei as histórias de Rick Allen, do Def Leppard e Tony Iommi, do Black Sabbath. Aliás, se não fosse o Iommi, será que teríamos esse estilo musical, hoje?

Tony Iommy.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tony_Iommi
_at_the_New_Haven_Coliseum.jpg
Ainda na juventude, Tony sofreu um grave acidente na metalúrgica onde trabalhava, quando foi chamado para operar uma máquina compressora de metais. Sem qualquer experiência com a máquina, Iommi ficou com os dedos médio e anelar da mão direita nas engrenagens do equipamento, decepando a ponta desses dedos. Tony consultou vários médicos, e todos o desencorajam de poder voltar a tocar o instrumento.
Porém, um dia, ainda desanimado, Tony vai até a casa de um amigo, que lhe apresenta gravações de Django Reinhardt, um guitarrista de jazz belga de origem cigana, que interpretava músicas apenas com os dedos indicador e médio. Ao ouvir aquilo, sentiu - se encorajado novamente, e resolveu tocar de novo. Para isso, Tony derreteu a ponta de duas garrafas plásticas, as modelou para encaixarem nos dedos, e assim pode tocar de novo. O equipamento logo foi substituído por próteses plásticas. (fonte: Wikipedia - Tony Iommi).
Foi considerado o 25º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, em artigo publicado no final de 2011.


Rick Allen.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RickAllen.JPG
  O caso de Rick Allen é ainda mais dramático: no auge do sucesso da banda, prestes a participar do Rock in Rio, sofre um terrível acidente de carro e tem o braço esquerdo amputado. Os médicos tentam o reimplante do membro, mas sem sucesso. Todos os compromissos profissionais, inclusive o concerto na Cidade Maravilhosa, são imediatamente cancelados e a banda se retira por quatro anos.
Após cinco anos sem gravar, o Def Leppard retorna com o álbum Hysteria em 1987. É o disco de maior sucesso da banda, com mais de vinte milhões de cópias vendidas (principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra). Rick Allen participa das gravações com uma bateria especial na qual os controles de ritmo estão todos nos pés (fonte: Wikipedia - Def Leppard).
Além de ter superado sua limitação, ele é um dos fundadores da Raven Drum Foundation, entidade que fornece programas educacionais para inspirar o crescimento pessoal em tempos de adversidade.

Sendo assim, estou voltando com o blog. Eu amo escrever e amo metal. Amo conhecer bandas novas e vou apoiá-las sempre, especialmente as daqui do Rio, que é onde moro e posso prestigiar novidades em primeira mão, em termos de som. E assim como o Tony Iommy e o Rick Allen, que tiveram a força dos amigos nos momentos mais difíceis, conto com o apoio dos leitores e das bandas para continuar, seja enviando material, sugestões de matérias e comentários.

Hail to the metal forever!
Em qualquer condição...

11 comentários:

  1. Sigried, você é foda! Tenho orgulho de ser seu amigo e de ver a sua generosidade em passar sua experiência e ensinar a todos como viver! Saúde pra você!E muito Metal!!!!! E Blues também! (tenho que puxar brasa pra minha praia...) Bj, Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é foda também, Henrique! Já passou por tanto perrengue e tá aí pra contar. Amigo, obrigada pela visita a este humilde blog e pelo carinho. Adorei ver você nesse show mais recente. Um beijão!

      Excluir
  2. Faço minhas as palavras do amigo que comentou acima, esse é o tipo de coisa que nos faz pensar melhor o que realmente vale a pena e o que significa seguir em frente. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência e por estar sempre fortalecendo a cena carioca que tanto gostamos.
    Beijoos

    \m/,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, tamos aí! Agora, mais que nunca! Obrigada pela visita e beijos.

      Excluir
  3. Minha linda! Sei de perto o quanto é difícil este momento! No meu caso consegui não ter a minha mão direita amputada depois de um grave acidente de carro. Ao cair no canal da Av. Visconde de Albuquerque, no Leblon, eu tive o meu pulso direito fraturado, em múltiplas fraturas, pelo air bag do carona. Na hora eu poderia ter tido a minha mão decepada, mas não foi. Esperei o socorro lá dentro do canal com água na cintura e a mão virada no braço e pendurada. Na primeira cirurgia os médicos disseram à minha família que fariam de tudo para salvar a minha mão, graças a Deus, conseguiram. Mas nada estava resolvido. Fiquei 15 dias no hospital igual a você, com analgésicos fortíssimos, um tal de Tramal que ainda dava efeitos colaterais, e também antibióticos... Muitos antibióticos, Si, porque o canal do Leblon era altamente poluído e peguei uma infecção braba que se não fosse sanada a bactéria iria necrosar a parte do braço onde o air bag também me queimou e aí o risco de amputação continuava e a possibilidade de enxerto de pele também. Ufa! Não foi mole, foi tudo muito, mas, muito difícil, mesmo, Si. Com quase 15 dias fiz a cirurgia principal para consertar todas as fraturas do pulso, colocar placas, fios de Kishener e fixador externo que já foi colocado logo na primeira cirurgia. Cinco cirurgias foi o total. E 2 anos de fisioterapia Si. Chorei muito, doeu muito, mas tudo que recuperei de movimentos na minha mão foi graças a fisioterapia. Do jeito que minha mão ficou, nem os médicos acreditaram que a fisio fosse resolver alguma coisa, mas resolveu. Tive uma profissional excelente ao meu lado que hoje é uma grande amiga. Juntas com força de vontade e vencendo todos os momentos insuportavelmente difíceis, vencemos. As únicas sequelas que eu tenho é não poder pegar de jeito nenhum peso com a mão direito e perdi para sempre o movimento do pulso para trás, ou seja segurar uma bandeja nem pensar... rsrs Brincando para descontrair, pois a falta deste movimento me trouxe adaptações até para escovar os dentes. Enfim, Si, te conto tudo isso para te dar forças e para te mostrar que você tem um exemplo bem pertinho de você, se precisar de mim, estou à disposição. ;) Ah me esqueci de citar que a minha fisio, além dos exercícios para voltar os movimentos da minha mão e pulso, eu tive que fazer exercícios para o cérebro... é... para avisá-lo de que a minha mão estava aqui, então ele precisava voltar a mandar comando para ela, qdo o meu cérebro entendeu isso, o tato perdido da mão voltou e eu fui conseguindo vencer, step by step. ;) Você também vai conseguir!
    Beijo, beijo e carinhos!
    She (Sheila)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, que barra! Não tinha noção do que você passou. Cara, dói ouvir tudo isso e lembrar que estávamos afastadas nessa época. Queria ter estado ao teu lado. Puxa, se eu soubesse...
      Estou ciente dos exercícios do cérebro tb! Rs! Pratico-os com frequência. Sinto que vou bem.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Ah querida, o importante é que voltamos a fazer parte uma da vida da outra e depois quero combinar de te ver com calma, apenas uma ou duas vezes nos esbarramos no metrô, assim não vale... rsrs Isso mesmo, minha querida, pratique tudo que tiver que praticar porque funciona, viu?! ;)
      Beijo, beijo carinhoso!

      Excluir
  4. Gostei d ver vc falando tão positivamente de uma coisa q provavelmente eu iria pra sempre ficar triste ou querer me matar...

    Assim como o Tommy e o Rick, vc tem uma grande sensibilidade e tá mostrando saber superar essas coisas! Com alegria no coração quero te parabenizar por isso, por ser uma pessoa mto especial! =D

    ROCK ON, BABY! Pra sempre Sig!

    Bjão! Se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, obrigada pelo carinho e pelas palavras! Sei que recentemente você passou por perdas talvez maiores que eu. Fiquei quieta na época, mas saiba que também senti por elas. Às vezes, somos mais fortes que queremos acreditar. Um beijão!

      Excluir
  5. Histórias e tanto... Tb a tua! Amei ver lá na BC da Reali!lindo esmalte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marion! E eu adorei te ver aqui! Um beijo, querida!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...