quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Banda AdVerita: perfil e entrevista exclusiva


A banda AdVerita é de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Pros leitores de fora do Estado, vale explicar que é um dos maiores municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pertencente à região da Baía de Guanabara. Essa informação começa a ganhar importância na música pelo fato dessa região ser um celeiro de bandas boas, algumas delas com matérias publicadas aqui pelo Rio de Metal.


Gosto de avaliar a qualidade da banda por sua performance ao vivo. Como ainda não tive a oportunidade de ir a um show deles, procurei material no Youtube. Vi apenas um vídeo gravado ao vivo - uma compilação de covers do Dream Theater, do Angra e do Rhapsody, mas tive muito boa impressão da qualidade dos músicos. Quero vê-los executando suas próprias composições!
Ainda no canal do Youtube, ouvi as músicas do seu EP, que impressiona pela qualidade.


Foi uma boa surpresa saber que um dos integrantes da banda é professor de matemática. Sempre ouvi falar da relação entre a música e os números, mas no caso desta banda ela é bastante próxima!
 Depois de ler o release (no final do post), ouvir as músicas e entrevistas e os ver ao vivo, enviei umas perguntinhas pra banda, por email. Confiram:

Muito legal, vocês serem uma banda de amigos, que conheceram música juntos na infância. Conte um pouco mais sobre os primórdios da banda: aquelas primeiras influências, como o som de vocês foi se transformando... A banda já teve outro nome, outra identidade sonora?
A banda começou a tocar as musicas que gostava de ouvir, no inicio nem pensávamos em sair para tocar, era mais estar com os amigos tirando um som. Antes de se firmar mesmo houve uma troca de guitarristas que influenciou um pouco no rumo da banda.
No rock começamos ouvindo Iron Maiden, depois conhecemos o Angra e ficamos fascinados por uma banda brasileira ser tão boa, sempre escutamos Dream Theater, Kamelot, Hangar, Rhapsody, Adagio,Led Zepelin, Deep Purple e muitas outras bandas.
E como estudantes de música estamos sempre ouvindo de tudo para que a identidade e qualidade de nossas musicas sempre seja a mais rica possível, como músicos nosso lema é  que se a musica é boa estamos lá ouvindo e aprendendo e absorvendo o que é bom.
Nosso som, nossas musicas são o resultado de uma síntese entre a nossa formação musical e as nossas influências, por isso nosso som está em constante transformação, sempre estamos aprendendo algo novo, escutando coisas novas também, então nosso som também estará sempre em movimento eu espero.

Vocês foram destaque da casa de shows onde se apresentaram ano passado, lançaram um EP bem recebido... Façam um balanço de 2012.
Quando a banda começou a tocar não tínhamos nome, éramos um grupo de amigos fazendo musica, simples assim. Depois surgiu a necessidade de um nome, pensamos em vários nomes mas por obra do destino os nomes já existiam em outras bandas, e assim surgiu AdVerita (leia-se AdVérita).
Queríamos tocar em uma casa que fica aqui na nossa região, uma casa muito boa chamada Studio B, conseguimos o contato do senhor Marcos Calafalas que produzia um evento chamado METAL KOMBAT nessa casa. Entramos em contato com ele, e ele sugeriu que nós lançaremos musicas nossas, musicas autorais em um evento dele. Ficamos muito animados com a oportunidade, porem na época ainda não tínhamos musicas autorais. Então em mais ou menos dois meses fizemos a nossa DEMO: UZ para poder lançar no evento, tudo foi muito corrido, as composições, arranjos, letras e gravação da demo tudo feito as pressas. No final das contas deu tudo certo à aceitação foi incrível, muito maior do que esperávamos, o evento foi memorável, as criticas a nossa demo foram boas considerando as circunstancias na qual ela nasceu.
Fizemos muitos shows para divulgar nosso som autoral, tocamos em cassas bem fortes no cenário do RJ, tivemos a oportunidade de tocar no  Espírito Santo onde também fomos recebidos muito bem e fechamos o ano de 2012 com chave de ouro.
Atualmente estamos trabalhando nas composições de um álbum full, e estamos fazendo com muita calma, em breve teremos grandes e boas novidades em relação a produção do nosso primeiro cd que deve ser lançado no segundo semestre de 2013.

Se quiser falar um pouco sobre a relação entre a matemática e a música da banda, fique à vontade. Ou outro assunto que ache importante para que as pessoas conheçam melhor a banda.
Israel (vocalista e fundador da AdVerita) - Quando a AdVerita nasceu eu estava na faculdade de matemática, sempre tive muita facilidade com os números seus padrões e aplicações. E que é a musica se não uma das mais belas aplicações da matemática?
Hoje em dia inclusive quando estou em sala de aula lecionando tento fazer uma interdisciplinaridade entre matemática e musica em varias situações, além de sempre estar aconselhando aos meus alunos estarem atentos a músicas de qualidade, estarem abertos a ouvir coisas novas.
Todos nós da banda sempre tivemos um interesse pela formação musical e estudar música para nós é um prazer enorme, devo dizer que a matemática ajuda muito na compreensão de alguns tópicos para quem estuda teoria musical.
Somos da Baixada Fluminense (RJ) e como qualquer banda de Metal no Brasil estamos na estrada enfrentando as dificuldades naturais que aparecem, mas também estamos focados e com uma determinação muito grande de levar nosso som, nossa energia para todo Brasil  e para todo mundo; estamos nos dedicando muito para que isso aconteça.
Nós da banda AdVerita contamos com todos que apóiam e curtem as bandas nacionais!
Valeu aí galera do Rio de Metal pelo espaço!


Release
AdVerita é uma banda brasileira de metal, formada na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro em 2010, pelo vocalista Israel Pinheiro, o guitarrista Gustavo Pinheiro e o baixista Mateus Machado, como amigos de infância e apaixonados pelo heavy metal a banda surgiu naturalmente com a vontade de criar musica de qualidade. Também participou do processo de formação da banda o musico e amigo Rodrigo Kruguer (Bateria). No final do ano de 2011 completando perfeitamente a banda Kleyton Dionizio (guitarra).
Em abril de 2012 a banda AdVerita faz seu primeiro show em um festival de bandas em Campo Grande - RJ (mondoo live) de onde saiu vencedora e ganhando patrocínio para mais dois shows pelo estado do RJ.
A banda AdVerita passou nos principais palcos do cenário Underground Carioca e teve uma excelente receptividade do publico.
Buscando uma sonoridade diferente do que as bandas de power metal progressivo vem apresentando a banda AdVerita entra em estúdio (ESTUDIO LUX) para a gravação da sua Primeira EP intitulada UZ com quatro musicas autorais.

Influências: Dream Theater, Angra, Symphony X, Kamelot, Rhapsody, ..etc..

Formação:
Israel Pinheiro - Vocais
Gustavo Pinheiro - Guitarras
Kleyton Dionízio - Guitarras
Matheus Machado - Baixo
Rodrigo Víctor "Kruguer" - Bateria

Para conhecer mais da banda:
Soundcloud:  http://soundcloud.com/adverita
Reverbnation: http://www.reverbnation.com/adverita
site: http://www.adverita.com.br
Youtube:  http://www.youtube.com/user/AdVeritaChannel
Facebook: http://www.facebook.com/pages/AdVerita/286895408014819

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...